sábado, fevereiro 20, 2010

ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES

Decidir se você pega o guarda chuva ou os óculos escuros pela manhã, antes de sair de casa, é uma escolha das mais corriqueiras, mas só se tornou possível graças ao avanço da tecnologia de telecomunicações.

Saber a previsão do tempo depende, primeiro, de um satélite artificial programado para verificar as condições meteorológicas e converter em números as informações recebidas.

Depois, entra em ação o homem do tempo, que analisa os dados transmitidos à Terra, transformando-os em notícia e a veicula pelo rádio ou pela TV.
Basta esse exemplo para saber que as telecomunicações têm dimensão planetária.
O que é grande em todo o mundo parece maior ainda no Brasil, onde o setor passa por uma revolução depois da privatização das empresas telefônicas. Produtos com que nem se sonhava há cinco anos já são produzidos ou projetados no país, como as redes multiplexadas de transmissão.

Elas permitem que uma mesma linha telefônica receba informações de voz, de dados e de imagens de vídeo no próprio computador.
Conhecer os princípios, as práticas e as técnicas computacionais das telecomunicações é o principal requisito exigido desse engenheiro ou técnico.

Ele também deve dominar as técnicas e os processos de representação, transmissão e recepção da informação no formato analógico e digital.
Como as inovações não param de acontecer, é importante fazer cursos de extensão sobre tecnologia digital de redes e satélites.

O CURSO

As matérias básicas incluem física, informática, eletricidade e eletrônica.
A formação em transmissão de dados de voz, imagem e som completa-se com disciplinas de computação e eletrônica, como processamento digital de sinais e comunicações óticas.


O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O CURSO


INFRA-ESTRUTURA Atuar na implantação da rede física de telecomunicações e na manutenção da infra-estrutura instalada. Exercer atividades relacionadas a planejamento, análise, projeto, construção, operação e gerenciamento de sistemas de telecomunicações.

PESQUISA Desenvolver tecnologias e softwares para captação e decodificação de dados e integração de redes.

PROJETO Planejar sistemas de transmissão de dados digitais por meio de microondas, cabos óticos e satélites.

SERVIÇOS E NEGÓCIOS Trabalhar em atividades relacionadas a implantação, tarifação, configuração, operação e gerenciamento de ambientes de comunicações.

SOFTWARES PARA APLICAÇÕES ESPECÍFICAS Criar e gerenciar novos produtos.


MERCADO DE TRABALHO

A falta de profissionais preparados, somada à existência de empresas com tecnologia de ponta e dinheiro para investir, assegura trabalho e bons salários. " Entre os diversos ramos da engenharia, sem dúvida é a especialização que está em destaque, e tudo indica que isso vai continuar por bastante tempo" afirma o engenheiro José Elias Abul Hiss, da Telefônica paulista ao Guia Abril do Estudante.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons