sábado, fevereiro 20, 2010

FIBRA ÓPTICA

Um elemento simples de transmissão óptica, caracterizada por um núcleo, por onde a luz é transmitida, e uma casca, que confina a luz no interior do núcleo. O confinamento é obtido com uma diferença de índices de entre a casca e o núcleo. É composto de material dielétrico, normalmente o vidro, tem a forma de um filamento cilíndrico e diâmetro comparável a um fio de cabelo.


Vantagens das Fibras Ópticas :

Pequenas dimensões e baixo peso

O volume e o peso dos cabos ópticos é muito inferior ao dos cabos convencionais em cobre, para transportar a mesma quantidade de informações, facilitando o manuseio e a instalação de cabos.

Grande Capacidade de Transmissão e Baixa Atenuação

O sistema de comunicações por Fibras Ópticas tem uma capacidade de transmissão muito superior a dos sistemas em cabos metálicos. Devido á baixa atenuação, podem transmitir sinais a distâncias muito grandes. Com a tecnologia de amplificadores ópticos, é possível uma transmissão interurbana com ate centenas de quilômetros de distancia sem estações intermediárias, aumentando a confiabilidade do sistema, diminuindo o investimento inicial e as despesas de manutenção.

Imunidade á Interferência

Por serem feitas de material dielétrico, as Fibras Ópticas são totalmente imunes a ruídos em geral e interferências eletromagnéticas, como as causadas por descargas elétricas e instalações de alta tensão.

Ausência de Diafonia

As Fibras Ópticas não causam interferência entre si, eliminando assim um problema comum enfrentado nos sistemas com cabos convencionais, principalmente nas transmissões em alta freqüência, eliminando necessidade de blindagens que representam parte importante do custo de cabos metálicos.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons