sábado, fevereiro 20, 2010

TELEFONIA FIXA

"Tele" à SIGNIFICA DISTÂNCIA


Portanto TELECOMUNICAÇÃO significa "COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA"

Por mais potentes que formos, sempre terá um limite em que nossa voz será ouvida. Caso o meio d
e propagação seja o ar, por exemplo :


A necessidade que sentíamos em fazer com que nossa voz fosse captada independente da distância levou o homem a inventar o "telefone".

"Fone" à SIGNIFICA SOM

Portanto TELEFONE significa "SOM A DISTÂNCIA"


Em 1875, Grahham-Bell inventou um equipamento que lhe permitiu falar com um companheiro a uma distância aproximada de 50m, sem que fosse preciso gritar. Estava, portanto, inventado o telefone.


Logo depois, algumas pessoas aderiram ao invento.


Como vemos, a interligação entre todos os telefones começou a provocar um incoveniente :

--> Para que fossem interligados 5 telefones eram necessários 10 fios.
--> Se fossemos interligar 9 telefones, pelo mesmo processo, teríamos um total de 35 fios.


Você pode imaginar então que este processo para se interligar os telefones deveria ser rapidamente revisto. Deveria haver algo que pudesse concentrar todos os telefones num ponto e daí, interliga-los através de algum processo. Foi então que surgiu a MESA TELEFÔNICA.

Se o dono do telefone A quisesse falar com o dono do telefone F, a ligação teria que ser completada manualmente através de uma operadora.
Ocorre que o interesse no telefone começou a tomar proporções mais significativas. Mais e mais pessoas foram adquirindo fones até que, por mais que se esforçasse, a operadora já não conseguia mais "Prestar um bom Serviço".

Surgiu então o equipamento que faria o serviço da telefonista, a
CENTRAL TELEFÔNICA AUTOMÁTICA.

Dependendo da demanda telefônica e da expansão geográfica do local, dimensiona-se a quantidade de centro de fios necessária.
Em Castro Alves/BA, por exemplo, apenas uma CTA é suficiente para atender a todos os clientes.

Entretanto, em Salvador/BA, cuja demanda é muito maior e distribuída ao longo de sua extensão geográfica, justifica-se a implantação de vários CENTROS DE FIOS.

--> Uma cidade pequena que comporta apenas uma central :

--> Uma cidade maior que comporta 3 centrais :

--> Uma cidade que comporta 5 centrais :

Podemos notar que a quantidade de cabos troncos necessárias para interligar, uma a uma, as 5 centrais telefônicas ( 10 cabos ao todo ), sugere a criação de algo que interligue as centrais de uma maneira econômica e confiável.

Surge então a
CENTRAL TANDEM, onde sua função é interligar as centrais telefônicas sem que cada uma seja necessariamente ligada direta a outra.
O cabo tronco, que interligava as centrais locais, deixa de existir.

Até agora nos restringimos a imaginar as ligações entre telefones de uma mesma cidade. Porém, temos que imaginar como faremos para fazer a comunicação telefônica entre duas cidades.
As duas primeiras cidades interligadas tinham uma distância de poucos kilômetros uma da outra. A interligação foi feita através de uma
LINHA FÍSICA, ou seja, FIO.

Porém, a interligação entre cidades tornar-se-iam mais econômicas se realizadas através de equipamentos de rádio. Podemos representar uma ligação telefônica, via rádio, entre duas cidades de grande demanda telefônica, que tenham CENTRAIS LOCAIS, TANDEM E TRÂNSITO.

Uma ligação entre Salvador e uma cidade dos EUA, seria basicamente representada pelo seguinte esquema :

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons