sábado, fevereiro 20, 2010

INTERNET

A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.


A Internet representa um dos mais bem sucedidos exemplos dos benefícios da manutenção do investimento e do compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de uma infra-estrutura para a informação. Começando com as primeiras pesquisas em trocas de pacotes, o governo, a indústria e o meio acadêmico tem sido parceiros na evolução e uso desta excitante nova tecnologia.

A Internet surgiu em 1969, nos Estados Unidos. Era o auge da Guerra Fria. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos precisava descobrir um jeito de se comunicar com as autoridade, no caso de um ataque nuclear.

Para resolver este problema, um grupo de cientistas americanos foi convocado para elaborar e montar uma rede de computadores que, de alguma maneira, continuassem a se comunicar entre si no caso de um ataque nuclear.

Deveria ser montada uma rede de computadores que :

- Não fosse vulnerável a um ataque nuclear. Em caso de destruição de Washington, outros pontos da rede funcionariam;
- Não tivesse centro, pois em caso de um ataque o centro seria o primeiro ponto a ser atacado;
- Fosse robusta, ou seja, trabalhasse nas condições mais adversas possíveis.
- Cada um dos computadores conectados entre si deveria ser equivalente, com sua própria autoridade para originar, passar e receber mensagens;
- A rota particular de cada pacote (de arquivos e/ou mensagens) fizesse não importasse, somente interessando o resultado final;
- O pacote fosse jogado de nó a nó, mais ou menos na direção do destino, até que encontrasse o local correto;
- Não fosse importante se grande parte da rede estaria fora do ar. Os pacotes continuariam vivos trafegando pelos ós que se encontrariam ativos.

E assim iniciou-se o que na atualidade se conhece como INTERNET.....
A rede inicial interligava 4 supercomputadores de laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Em 1.971 já eram 15 supercomputadores. Em 1.972 já eram 37 supercomputadores. Já no ano de 1.970, os pesquisadores passaram a utilizar a rede como correio eletrônico entre si, e, informalmente, começou então a Internet de forma similar a que conhecemos hoje. Em 1.980, devido ao seu crescimento, a rede foi dividida em duas : ARPAnet (civil) e a MILnet (militar). Em 1.985, a NSF (National Science Foundation) criou a NSFnet, interligando todos os supercomputadores dos maiores centros americanos de pesquisa.. Em 1.986, as redes NSFnet e ARPAnet se conectaram entre si, assumindo o nome de INTERNET. Em 1.987, os EUA liberaram a rede para uso comercial. Em 1.992, nos EUA surgiram as primeiras empresas provedoras de acessso comercial à Internet. A sua explosão só veio a ocorrer a partir de 1.993, com o surgimento da Web.


A Internet no Brasil

As primeiras conexões do Brasil com a Internet foram feitas em 1.988, através da FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do LNCC - Laboratório Nacional de Computação Cíentifica (Rio de Janeiro). Em 1.989, o MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia criou a RNP - Rede Nacional de Pesquisa, que construiu o primeiro backbone nacional. Em dezembro de 1.994, foram iniciados os testes comerciais com linhas discadas. Em agosto de 1995, deu-se o início comercial através de acessos dedicados por provedores de acesso comercial. A explosão no Brasil está ocorrendo no presente ano de 1.996.

As universidades brasil estão ligadas a redes de computadores mundiais desde 1989. Naquele ano, havia conexões com a Bitnet, uma rede semelhante à Internet, em várias instituições, como as universidades federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Os serviços disponíveis restringiam-se a correio eletrônico e transferência de arquivos. Somente em 1990 a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) conectou-se com a Internet. No mesmo ano, foi criada a RNP, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a RNP interligou inicialmente 11 Estados, com pontos-de-presença em cada capital. Essa arquitetura de linhas de comunicações e equipamentos compõe o que se chama de espinha dorsal (backbone) da RNP.

Hoje, os estados que têm ponto-de-presença na Internet são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A partir de abril de 95, o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar um esforço comum de implantação de uma rede integrada entre instituições acadêmicas e comerciais. Desde então vários fornecedores de acesso e serviços privados começaram a operar no Brasil.


O que é a Internet

De forma simples, clara e precisa
"A Internet é uma Rede Global de Computadores".

Tecnicamente, pode-se afirmar que "A Internet é a união de um enorme número de redes ao redor do mundo que se comunicam entre si através do protocolo TCP/IP".

Uma analogia para entender a Internet é defini-lá como sendo similar a a uma malha de rodovias (federais, estaduais e vicinais) por onde trafegam bytes sob a forma de pacotes TCP/IP. A iinformação contida em textos, som e imagem trafega em alta velocidade entre qualquer computador conectado a essa rede. Por esta razão que a Internet é algumas vezes chamada da "Super Rodovia da Informação".

Em resumo, a Internet é :
* uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP;
* uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes;
* uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes .

Não existe um único lugar que "governa" a Internet.
Ela é um conjunto de cerca de 70 mil redes ao redor do mundo, que tem em comum entre si o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet.

A Internet é uma gigantesca rede mundial de computadores que interliga entre si desde grandes computadores até micros pessoais ou notebooks através de linhas comuns de telefone, linhas de comunicação privadas, cabos submarinos, canais de satélite e diversos outros meios de telecomunicação. Os computadores que compõem a Internet estão nos mais diversos locais, tais como empresas comerciais, órgãos governamentais, universidades, instituções públicas (federais, estaduais ou municipais) e residências em geral.


Importância da Internet

A Internet é uma REVOLUÇÃO.
Alguns podem achar exagerada esta afirmação, discordar dela, mas se refletirem um pouco concluirão que toda a sociedade mundial sofrerá mudanças sociais e culturais radicais nos próximos anos. Pela primeira vez no mundo um cidadão comum, a um custo muito baixo, poderá ter acesso a informações localizadas nos mais distantes pontos do planeta e também gerar e distribuir informações em larga escala, no âmbito mundial. Isto até poucos anos atrás só era possível a uma grande organização através dos meios de comunicação convencionais.
Esta revolução está afetando de forma substancial toda a estrutura de divulgação de informações existente no mundo, até então controlada exclusivamente por grandes empresas. Através da Internet. qualquer pessoa poderá, de sua própria casa, oferecer os mais diversos tipos de serviço, a partir de um microcomputador, sem precisar da estrutura que uma empresa de grande porte poderia manter..


Organização da Internet

A Internet não é controlada de forma central por nenhuma pessoa ou organização.
Não existe um escritório central da Internet no mundo.
Não existe um computador ou órgão central da Internet.

A organização da Internet é feita a partir dos administradores das redes que a compõem e dos próprios usuários. Para isto existem alguns órgãos internacionais que são responsáveis pela administração mundial da Internet.

The Internet Society - é uma organização internacional não-governamental cujo objetivo é a coordenação geral das tecnologias e aplicações da Internet.. Este órgão é composto por diversos membros (individuais, companhias, agencias governamentais e fundações) que participaram desde a criação da Internet e suas tecniologias e que tem colaborado no desenvolvimento das novas tecnologias que tem sido desenvolvidas para o uso da Internet.

The Internet Architecture Board (IAB) é o órgão que coordena a política da estrutura (arquitetura) do funcionamento da Internet, bem como a pesquisa e o desenvolvimento relacionados com o funcionamento da Internet. O IAB tem como atribuições o seguinte :

A padronização dos protocolos da Internet,
A gerência da publicação dos RFC (Request For Coment),
A coordenação das operações da IETF e da IRTF,
O desenvolvimento do planejamento estratégico da Internet.
O IAB, para o desenvolvimento de suas funções divide-se em duas forças de tarefa :

The Internet Engineering Task Force (IETF) - responsável pelo.desenvolvimento de padrões para funcionamento da Internet.
The Internet Research Task Force (IRTF) - responsável pelo desenvolvimento de pesquisas a longo prazo.
As decisões do IAB são públicas. A forma pela qual as decisões do IAB a respeito da Internet e do protocolo TCP/IP são divulgadas são as Request for Comments (RFC), que são divulgadas mensalmente.
No Brasil, foi criado o Comitê Gestor da Internet, em junho de 1995, composto por membros dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e representantes de Instituições comerciais e acadêmicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons